1. Porquê Isolar?
     Actualmente sabe-se que durante o Verão mais de 93% do ganho de calor é reflectido e como tal não penetra na habitação. Durante o ano 50% a 75% do calor perde-se através do tecto/telhado e 65% a 80% através das paredes.

    Os gastos em energia para aquecer ou arrefecer um edifício representam actualmente cerca de 50% a 70% do custo total da energia gasta pelos consumidores.

    Com a utilização das telas reflectoras SPACE REFLEX®, estas perdas podem ser reduzidas a valores mínimos e consequentemente levar a uma economia de energia.

    Lembremo-nos que as formas tradicionais de isolamento são virtualmente transparentes á energia de radiação e são afectadas também por trocas de humidade e níveis de poeira em suspensão. Com a quebra de 1% a 2% de variação de humidade acrescido do pó e a consequente degradação dos mesmos, resultam em 36% de diminuição na sua performance. Uma barreira de alumínio não é afectada pela humidade nem pela destruição ou envelhecimento, continuando a desempenhar os seus níveis de resistência térmica sem problemas.

    Com a utilização de isolamento térmico SPACE REFLEX®, podem ser atingidos os níveis de conforto desejáveis e uma redução considerável de custos com a necessidade de arrefecer ou aquecer artificialmente uma construção, proporcionando enormes benefícios para o ambiente.

  2. O que é o Isolamento Térmico?
    O isolamento térmico consiste na utilização de materiais na construção de edifícios, nomeadamente na constituição de paredes, coberturas e pavimentos, que, pelas suas características, permitem aumentar a sua resistência ás trocas de calor com o exterior.

    O isolamento térmico permite:

    • Realização de economias de energia, ao diminuir as perdas de calor / frio.
    • A protecção do edifício, reduzindo os riscos de condensação (humidades) em alguns casos e melhorando as suas qualidades térmicas noutros.
    • Aumento do conforto, ao reduzir o "efeito de parede fria" (troca de calor por radiação entre as paredes e os ocupantes da habitação), que ocorre geralmente nas paredes exteriores, obtendo um menor custo na manutenção do edifício e aumentando a vida útil da estrutura.
    • Proporciona um ambiente mais confortável, produtivo e uma estrutura mais habitável.
  3. O que é o Isolamento Acústico?
    O isolamento acústico consiste na utilização de materiais na construção de edifícios, nomeadamente nas paredes, e pavimentos, que, pelas suas características, permitem aumentar impedir que os sons se propaguem de um lado para o outro.
  4. O que é o Som?
    O som pode ser definido como a sensação produzida no órgão do ouvido pelo movimento vibratório de corpos transmitido por um meio elástico.O som é produzido através de corpos que podem vibrar, através de gases e vapores, bem como através de sólidos e líquidos. O som é incapaz de se propagar num espaço vazio.
  5. Porquê utilizar o isolamento Termo-Acústico?
    Actualmente sabe-se que a comunidade científica é unânime ao reconhecer que o aumento de doenças nervosas têm vindo a aumentar devido também à influência do ruído.

    Depois de realizadas algumas experiências, ficou demonstrado que o rendimento das pessoas, no seu local de trabalho diminui em quantidade e em qualidade no meio de um ruído intenso.

    Nas habitações o conforto das pessoas está também interligado ao facto destas se sentirem bem dentro da sua casa, sem serem perturbadas pelo som dos seus vizinhos, sentindo um nível de bem-estar mais elevado.

    Ao utilizar as telas termo-acústicas da SPACE REFLEX®, resolve os seus problemas a nível térmico e também acústico.

  6. Qual é a gama de temperaturas que o SPACE REFLEX® pode ser utilizado?
    As temperaturas de utilização situam-se nos + 80ºC de temperatura máxima, sendo o valor mínimo de -40ºC.
  7. Onde posso utilizar o SPACE REFLEX®?

    Pode utilizar o SPACE REFLEX® onde utilizaria normalmente outro isolamento térmico, com a vantagem acrescida que o mesmo tem de utilizações, que outros produtos não possuem, graças à sua maneabilidade.

    As telas SPACE REFLEX® podem ser aplicadas em caixas de ar de paredes, todo o tipo de coberturas, revestimento de condutas de ar forçado, túneis arrefecidos, pisos radiantes, contentores, etc... pois permitem um elevado ganho de energia, instalação fácil e rápida sem necessidade de especialistas, sem a necessidade de ferramentas especiais, obtendo um isolamento com grande durabilidade, impermeável, excelente reflector de todas as radiações de ondas longas de calor radiante, criando um edifício confortável em todas as situações climatéricas.

    Construção de Residências, Novas ou Reconstruções:

    • Paredes, caves, pisos, telhados, tubarias, etc...

    Construções Comerciais, Novas ou Reconstruções:

    • Paredes, caves, pisos, telhados, tubarias, etc...

    Construção de edifícios pré Fabricados, Novos ou Reconstruções:

    • Paredes, caves, pisos, telhados, etc...

    Outras aplicações:

    • Celeiros, aviários, caravanas, portas de garagem, cilindros de água, estábulos, e muito mais.
  8. Tenho que ter um espaço de ar?
    O SPACE REFLEX® é constituído por uma matriz de bolhas de ar que separam as camadas externas de alumínio, o que por si só, já constitui um espaço de ar. Contudo, para tirar o máximo partido da capacidade reflectora do material, é essencial que exista um espaço de ar.
  9. Qual é o espaço de ar que preciso deixar?
    O espaço de ar recomendado é no mínimo de 1,5 cm a 2,0 cm, se deixar mais, tanto melhor.
  10. O Isolamento SPACE REFLEX® contínua a funcionar depois de coberto?
    Sim, o isolamento SPACE REFLEX® não tem que ficar exposto directamente para poder "reflectir". O calor radiante atravessa muitos tipos de materiais de construção, mas é reflectido com o isolamento SPACE REFLEX® atravessando esses mesmos materiais mas na direcção contrária.
  11. E em relação a uma parede dupla não existe calor transmitido por radiação entre um pano de parede e o isolamento ?
    Sim existe, qualquer corpo a qualquer temperatura emite radiação, caso assim não fosse não veríamos cores diferentes nem os óculos de infravermelhos funcionavam.
  12. O SPACE REFLEX® também funciona para manter a temperatura fresca?

    Sim. O princípio de reflexão do SPACE REFLEX® funciona tanto para o calor como para o frio.

  13. O que é uma barreira de luz? (emissão de raio luz) (calor)
    A maior parte das pessoas está familiarizada com os materiais de isolamento tradicionais, tais como: Lãs de vidro, lãs de rocha, cortiça, etc.

    Estes produtos são absorventes de energia tentando, devido à sua espessura e densidade, resistir à transmissão e contacto directo do calor.

    Assim sendo, dão lugar a um determinado R (Resistência Térmica).

  14. O Valor de Resistência Térmica (R)?
    Mede a resistência de um produto de isolamento á transmissão de calor por condução e convenção, mas não inclui a capacidade de resistir aos outros tipos de transferências de calor (reflexão). O valor R é normalmente utilizado para indicar a eficiência que um material tem de isolar.

    Este tipo de medição não consegue medir a capacidade reflectora de um material em relação à energia calorífica radiante.

  15. Qual é o Valor R (resistência térmica) do SPACE REFLEX® ?
    A nível de características térmicas, estudos confirmam a eficácia das telas reflectoras. É impossível comparar os isolamentos reflectores aos convencionais visto o método de acção ser totalmente diferente, dado que os métodos tradicionais não incluem as capacidades reflectoras dos materiais.

    O isolamento SPACE REFLEX® quando correctamente instalado têm um valor R respeitável, que de facto resiste à transferência de calor radiante através da condução térmica. O principal atributo do SPACE REFLEX® resiste no facto deste poder agir como uma barreira reflectora de energia.

  16. Têm algum certificado de homologação?
    Actualmente não existe ainda legislação sobre os produtos reflectores a nível da comunidade europeia, uma vez que os materiais reflectores funcionam de maneira diferente dos tradicionais, não sendo possível existir (para já) homologações com estes materiais. Contudo a SPACE REFLEX® possui ensaios sobre os seus materiais, estando os mesmos disponíveis a pedido. A SPACE REFLEX® também tem certificado o seu Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2000.
  17. RCCTE
    Manter o nível de conforto apropriado em cada edifício, implica geralmente consumo de energia.

    Os gastos decorrentes do seu aquecimento ou arrefecimento activo dependem:

    • Do volume a aquecer / arrefecer
    • Do rigor do clima
    • Da temperatura que se deseje manter no interior do edifício
    • Dos ganhos solares
    • Da dissipação de energia resultante da actividade dos inquilinos
    • E de muitas medidas de conservação de energia possíveis

     

     

    Dentro destas destaca-se o grau de isolamento que a envolvente externa do edifício possua.

     

    O Grau de Isolamento Térmico dos Edifícios está contemplado no Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE)                            

     

    RCCTE

    Estabelece critérios cujos objectivos principais são:

    • Aumentar o conforto dos utilizadores
    • Limitar alguns processos de degradação dos edifícios

     

    Concretamente o RCCTE pretende:

    • Garantir que as perdas de calor não excedam um valor máximo
    • Minimizar a formação de condensações (humidade)
    • Promover a utilização efectiva dos ganhos solares
    • Reduzir o sobreaquecimento durante a estação quente

    As telas SPACE REFLEX® respeitam as regras do RCCTE.

 
Visite também o site da JR Embalagens